O Holocausto da etnia Hmong
Não vou falar só de coisas bonitas e pitorescas neste blog. O Laos esconde um história triste, hedionda, que poucos conhecem.
Há uma etnia no Laos, chamada Hamong. Eles são considerados os indígenas do país, e viviam principalmente nas montanhas.
Mulheres Hmong em trajes típicos.
Fonte : adventurelaos.com
Durante a guerra do Vietnam o Laos tornou-se um país comunista. Era exatamente o que os americanos estavam combatendo naquela região do globo : a expansão do comunismo. Os americanos planejavam derrubar o governo comunista instalado no Laos, mas os gastos e fracassos no Vietnam fizeram adotar outra tática. Os americanos não podiam enviar seus soldados para lutar no Laos, o desgaste com o Vietnam já era enorme.
Planejaram então convocar o povo Hmong para lutar contra o regime. Para os americanos era mais fácil e mais barato treinar e armar os Hmongs do que enviar soldados americanos na empreitada. Era um povo que já vivia no país, conhecia bem as florestas, estava já adaptado as condições do local. Os americanos teriam somente o custo de armar e treinar. Por isso, convenceram os Hmongs a lutar, dizendo que seriam recompensados e que estariam livre dos famigerados comunistas. Inocentes e ingênuos, o povo Hmong acreditou nos americanos.
A ação americana foi um desastre para a etnia. O regime comunista lançou suas garras não só nos soldados Hmongs, mas sobre todo o povo Hmong. Promoveram um genocídio. Não há números oficiais, mas estima-se que 300 mil hmongs foram dizimados. Quanto aos americanos, simplesmente abandonaram os Hmongs a sua própria sorte. Para sobreviverem, passaram a viver escondidos nas florestas, ou se refugiaram na Tailandia. Existe a desconfiança de que o genocídio continua até aos dias de hoje.
Hamongs em campos de refúgio na Tailandia.
Foto : Henri Hannequin / Médico Sem Fronteiras
Crianças hmongs em campo de refugiados na Tailandia
Foto : Daniela Abadi / Médica Sem Fronteiras
Os americanos batizaram a sua ação no Laos de “Guerra Secreta”. De fato, somente agora é que surgem informações sobre este desastre.
Os americanos semearam o ódio entre o povo laonciano, e nada fizeram depois para evitar o holocausto dos Hmongs.
Na verdade, só Deus sabe exatamente quantos sofreram e sofrem. E so Ele pra por fim a tanto sofrimento.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrecisam ajudar. Só agora, soube da existência deles. Estão sendo dizimados. Vi crianças com enormes cicatrizes de balas. Os EUA tem uma dívida histórica com eles. E a ONU? O documentarista entregou a Secretaria Geral dos DH uma carta do presidente deles. O que foi feito?
ResponderExcluirLi o documentário hoje de nome clandestino. Como está hoje este povo?
ResponderExcluirVi a reportagem hoje na Discovery Channel . Um absurdo acontecer este genocídio e os direitos humanos não fazer nada! Com bem menos já intervém e porque neste caso não?
ResponderExcluirVi documentário Clandestinos do Discovery hoje, é triste como ninguem faz nada para ajudar esse povo.
ResponderExcluirNa Guiana francesa existe uma comunidade hmong Kacau ,essas pessoas são provenientes da guerra na indochina anos 70.
Excluir