Camboja–Phnom Penh–Historia e Palácio Imperial

     Com 1.500.000 habitantes (2012) Phnom Penh, fundada em 1434, é a capital do Camboja. Na década de 20, foi batizada de “a pérola da Ásia”. Mas, em sua história a cidade foi sucessivas vezes invadida por tailandeses, ocupada por japoneses na Segunda Guerra, sofreu efeitos da Guerra do Vietnã e do regime Khmer Vermelho. Tudo isso acabou por lentamente degradando a cidade.

A cidade tem um transito caótico, desorganizado. Não há transporte coletivo, e vale de tudo, até transitar de moto nas calçadas. Apesar da bagunça, é como na India, é uma bagunça funcional; por isso o transito é lento mas nunca para, não há congestionamento. A gasoline é cara, mesmo assim se vê carrões petroleiros nas ruas.

A lenda da senhora Penh

    Os indochinos adoram lendas e contos, e a cidade não escapou de ser objeto de uma delas. Conta uma história que uma senhora chamada Penh encontrou estátuas em dentro de um tronco de árvore que encontrou flutuando no rio Meckong, sendo quatro de Buda e uma de Vishnu. O número de estátuas varia, cada narrador inventa o seu. Entretanto observe que incluíram nesta história uma estátua de Vishnu, para agradar aos hinduístas. “Phnom” significa “colina”, e em homenagem a essa lendária mulher batizaram a cidade de “Phnom Penh”, algo como “a cidade da colina da senhora Penh”. Não sei que maluquice é essa, homenagear uma pessoa que não existiu, que é lendária, que nunca vi e ninguém viu.
Estatua de Lady Penh statue
Estatua de Lady Penh, em Phnom Penh
fonte : wikipedia

    A senhora Penh levantou então, numa pequena colina ao lado do lago Tonie Sap, um pequeno santuário para guardar as estátuas. Hoje este local é conhecido como Wat Phnom.

    O povo Khmer interpretou essas estátuas como uma aviso, uma manifestação divina; e por isso transferiu a capital do império, de Angkor para Phnom Penh. Tem migué nessa história de valorização imobiliária... Porem historiadores preferem acreditar que por volta de 1430-1435 a região de Angkor sofreu muitos ataques tailandeses e também ocorreu uma grande seca naquela região, e por isso o rei khmer Ponhea Yat decidiu em 1432 transferir a todo povo de Angkor para Phnom Penh.
   
Permaneceu então como capital do reino durante 73 anos, de 1432 até 1505. Devido a desavenças familiares na família real, a capital foi transferida em 1505, e aos poucos foi se transformando em cidade fantasma. Permaneceu abandonada por 360 anos, até 1865. Curiosamente, iria transformar-se novamente em cidade fantasma nos meados da década de 70. Durante o século XVII, alguns japoneses e portugueses se estabeleceram nos arredores de Phnom Penh.

    Porem em 1866, sob o reinado de  Norodom I decidiu-se que Phnom Penh seria novamente a capital. A partir de 1870, começaram a se estabelecer ali os colonialistas franceses, que construíram escolas, hotéis, bancos, escritórios, obras públicas, telégrafo, serviços de saúde, conjuntos habitacionais, etc., dando inicio a uma grande onda de progresso. Por volta de 1920, iniciaram-se as construções do aeroporto internacional e ferrovias.

A guerra do Vietnã

Durante a guerra Vietnã x USA, a cidade foi usada de base militar pelos americanos. Os Vietnamitas acabaram por invadir a cidade para expulsar os americanos. Um exército paramilitar apoiado pela antiga URSS foi criado para apoiar os vietcongs : o Khmer Vermelho. Milhares de refugiados da guerra se estabeleceram na cidade. Por tudo isso, Phmon Pen se envolveu profundamente com a guerra. Ao final dela, os Khmer Vermelhos acabaram por dominar a cidade, impondo um regime de terror que aniquilou entre 1,7 a 2 milhões de cidadãos

Wat Phnom
Rating Stars  - 4.5 of 6
Visitamos o templo budista Wat Phnom, onde se encontra também a estátua da senhora Penh. Em 1437 o rei khmer Ponhea Yat decidiu erguer ali este templo.

Wat Phnom

Wat Phnom

Wat Phnom Garuda
Esta figura é Garuda (um ser mitológico da religião hindu). Um sem-noção da vida pendurou uma sineta no bico dela.

Wat_Phnom dentro do templo

20140428_171635
20140428_172048
Senhora Penh

King Sisovath
Rei Sisovath proximo a Wat Phnom

Wat Phnom stupa1
Estupa ao lado do Wat Phnom, aqui estão guardadas as cinzas do rei Ponhea Yat e sua família.

Palacio Imperial
Rating Stars 6 of 6

Visitamos em seguida o Palacio Imperial, construído pelo rei Norodon, a partir do ano de 1866. Nos arredores do palácio existem várias outras construções, erguidas para servir o reinado.

20140429_094126
O complexo do Palácio Imperial é cercado por muros.

20140429_095533
Palacio Imperial em Phnom Penh
Phochani Pavillion in Palace Royal
Pochani Pavilhão – teatro real – anexo ao Palacio Imperial  (foto : wikimedia)

Royal Palace - Ho Samran Phirun
Ho Samram Phirum (fonte : wikimedia) – residencia “doméstica” do rei. Anexo ao Palácio Imperial. Bem menor que o Palácio Alvorada.

Royal Palace - Ho Samran Phirun1


Stupa em Palacio Imperial Phnom Penh
Uma stupa (ou estupa) no complexo Palacio Imperial

Templo Budista Silver Pagoda
Templo prateado (ao fundo). Fonte : wikimedia

Phnom Penh Imperial Palace
Phnom Penh musicians
Músicos, com cara de aborrecidos, tocando música chata para turistas ouvirem; em Palacio Imperial.

Museu Nacional
Rating Stars  - 4.5 of 6

Proximo ao Palacio Imperial, este museu abriga uma vasta coleção da arte e cultura Khmer. Foi fundado em 1920 e reformado em 1968.
Museu NacionalMuseu Nacional1
Phnom Penh Museu Nacional (3)Phnom Penh Museu Nacional (4)
Phnom Penh Museu Nacional (1)
O jardim interno do Museu Nacional é muito bonito.

Infelizmente, nossa estada em Phnom Pen foi
bem rápida, se resumiu a um city tour. Chegamos de manhã e a tardinha já fomos ao aeroporto, com destino a Angkor. A impressão que ficou é que a passagem pela cidade foi apenas uma conexão.

Indice1

Comentários