Vietnã–Curiosidades 2

 

Os vietnamitas criam búfalos e não bois. Por uma razão : búfalos não comem plantações de arroz, e os bois comem.

Os vietnamitas gostam muito de karaokê.

Silicose (doença pulmonar) por pó de carvão mineral é uma pandemia no Vietnã. Sinusite também.

Os vietnamitas comem Thit Cho (carne de cachorro). São cachorros criados para abate, e são todos de pele preta, pois acreditam que cachorros pretos são mais deliciosos.

Vietnam-carne cachorro-TreckEarthVietnam-carne cachorro-voong ngau pin 1
Restaurante de carne cachorro
Um restaurante de Thit Cho (carne de cachorro) em Ho Chi Minh City.

O estrangeiro que aluga carro no Vietnã precisa “alugar” um motorista vietnamita junto. Para nós brasileiros, é quase impossível dirigir no Vietnã, devido ao número enorme de motocicletas.

20140421_15343220140421_183349

Dirigir carro aqui é coisa de louco.

A pena para tráfico de opiáceos (heroína) é fuzilamento.

Não há menores abandonados no Vietnã.

Os estudos primários são gratuitos no Vietnã. O curso segundário e universitário é sempre pago. Cerca de 95% dos vietnamitas são alfabetizados.

O porte de qualquer tipo de arma é crime no Vietnã.

O Vietnã é um dos países mais corruptos do mundo. A corrupção no Brasil é ligada mais aos políticos; mas no Vietnã ela é disseminada. Exemplos : num teatro as pessoas oferecem propinas aos funcionários para obter upgrade de assento; num restaurante, voce pode oferecer propina ao garçom e pagar metada da conta.

As palavras vietnamitas tem, em sua maioria, apenas 3 ou 4 letras. Isso faz com que o linguajar seja uma sucessão de sons curtos e rápidos.

20140423_143338

Placa no Vietnã. Quase todas as palavras tem menos que 5 letras. As que tem mais de 5, tem a letra h.

Menina vietnamita cantando-sons curtos e rápidos

A escrita vietnamita tem acentos em quase todas as palavras, e algumas palavras tem até dois acentos : “Những Ca Khúc Nhạc Vàng Trữ Tình Hay Nhất Quang Lê Đan Nguyên Như Quỳnh Trường Vũ “

Os vietnamitas adoram quatro animais: o dragão, que representa a riqueza; o leão, representa a força; o fenix, beleza; e a tartaruga, sabedoria.  Adoram dois animais que não existem. Coisa de loucos.

Vi apenas uma banca de revistas no Vietnã e em lugar nenhum vi sequer um folha de jornal. Mesmo nos hotéis, não havia qualquer tipo de publicação vietnamita no lobby ou quarto. Sinal que não há liberdade de expressão, há censura forte no país. Nos hoteis que havia TV a cabo, tinha somente 1 canal de produção vietnamita, de programas chatos e mal produzidos.

Cerca de 140 mil vietnamitas foram mortos e 80 mil feridos por bombas remanescentes da guerra dos anos 70. Australia, Canadá e Japão fizeram uma campanha para limpar o país. Cerca de 40% do país ainda não foi “limpo”.

Em algumas regiões do Vietnã, noivos vietnamitas trocam anéis com pelo de rabo de elefante embutido. Eles acreditam que é um amuleto que dá sorte e solidifica a relação. Os pelos de elefante são da Tailandia, já que no Vietnã não há elefantes. Há bijouterias a venda, com pelo de elefante, para turista comprar, como souvenir. Nada garante que o pelo é mesmo de elefante.

181599939

Com milhares de motos nas grandes cidades, e existindo poucos semáforos, atravessar uma rua movimentada no Vietnã é um verdadeiro desafio. Eu e Solange estavamos em Ho Chi Minh, e tinhamos que atravessar para o outro lado de uma grande avenida. Temerosos, desistimos, com medo de ser atropelados por um motoqueiro.  Os guias vietnamitas juram que não há nenhum perigo, desde que siga a seguinte regra : atravesse a rua bem devagarinho, sem parar e sem alterar a sua passada. Fazendo isso, os motoqueiros sabem aonde voce vai estar e desviam de voce. Nunca faça movimento brusco, corra, pois é atropelamento na certa ! Bom, acho que isso pode dar certo, mas é perigoso. Veja o video Youtube do link :

Como atravessar rua em Ho Chi Minh

 

Indice1

Comentários