Vietnã–casamento

Casamento vietnamita

Nosso guia em Saigon, que era um quarentão solteiro, nos deu detalhes sobre namoro e casamento.

O casamento vietnamita é “normal”, isto é, não é arranjado ou contratado pelos pais, algo comum em vários países asiáticos. Porem num passado não muito distante, entre 30 a 40 anos atrás, os casamentos eram arranjados e não raramente os noivos se conheciam no dia do noivado, geralmente 6 meses antes do casamento.

Sexo antes do casamento, exceto nas grandes cidades, ainda é considerado grave (mas para as mulheres). Por isso, é comum o noivo exigir virgindade da noiva. Na noite de núpcias, a mãe do noivo lhe entrega uma toalha branca. Ele deve devolver a toalha à mãe, manchada de sangue, provando que a noiva era virgem. E se ela não for ? E daí ? A festa foi feita, os dotes já foram pagos, os presente já foram recebidos, etc. . Que coisa mais esdrúxula e bizarra... Nada mais que um pouco de catchup para resolver a questão da toalha branca.

    Ainda existe o costume de se pagar dote, e quem deve pagar é a família do noivo ! Em geral o dote é pago em mercadorias, geralmente 3 toneladas de arroz ou valor equivalente. Claro, é feio regatear, pedir desconto.  Por outro lado, não é muito aconselhavel exigir dote muito alto. O pai do noivo pode não aceitar, e daí corre-se o risco da noiva encalhar.

    A festa de casamento dura dois dias. O presente de casamento é quase sempre um envelope com dinheiro. No dia do casamento, os noivos dirigem-se aos convidados para agradecer a presença, e receber os envelopes.

Indice1

Comentários