Tailandia–A guerra contra as drogas

 

Um exemplo para o Brasil ?

Em 4 de dezembro de 2002, o rei tailandes Bhumibol em discurso em rede nacional conclamou a todos para uma “Guerra contra as Drogas”. O primeiro ministro da Tailandia Thaksin Shinawatra iniciou então em 2003 uma campanha contra as drogas no país, particularmente contra as meta-anfitaminas. Ele propôs um plano de 3 meses, e nesse período seriam presos todos os traficantes do país, que já estavam em uma “lista negra”, e até mesmos usuários. Iniciou se então uma verdadeira guerra, e nesse período de 3 meses 2.300 traficantes tombaram mortos. Ocorreram protesto de vários órgãos de defesa dos Direitos Humanos de todo o mundo. O governo tailandês alegou que apenas 50 traficantes foram mortos pela polícia e os demais morreram em litígio entre eles. Alegaram que ouve muita “queima de arquivo”, efetuada por traficantes com medo de serem delatados pelos próprios “colegas de trabalho”. A ONU enviou ao país uma comissão para investigar as mortes, e o rei Bhumibol deu seu recado, curto e grosso : “Aqui quem manda sou eu, e não estou nem um pouco preocupado com essa comissão”. E alegou que quando os viciados em drogas morreram, ninguém reclamou.

Graças a esta pequena guerra, o pais viu diminuir drasticamente o consumo de drogas.

Aqui no Brasil, com a lei seca, voce pode ser preso por dirigir após tomar uma pequena dose de Martini, ou comer sagu com vinho. Mas se for pego com drogas, pode alegar que é usuário, e não será preso !

Pior ainda, enquanto na Tailandia mandam traficante pro paredão, aqui no Brasil temos uma presidente que fez de tudo para salvar a vida de um traficante preso na Indonésia. E não satisfeita, lamentou a morte do mesmo. Que país é esse ?

Indice1

Comentários