Thailandia–Bangkok–Mercado Flutuante

Mercado Flutuante de Bangkok

O povo tailandês sempre foi muito aquático. Eles adoram água, gostam de viver perto do mar, rio ou lago. Por isso, algumas atividades acabaram sendo flutuantes.

Na década de 90 apareceram na internet fotografias de senhoras tailandesas que faziam de seus barcos pequenos restaurantes flutuantes. Outras, vendiam frutas e verduras. Elas saiam remando pelos canais, oferecendo seus produtos aos moradores. Para facilitar e ganhar tempo, os produtos e comidas vendidas eram entregues aos clientes em cestinhos atados na ponta de uma vara de bambu, que servia de “alongador de braço”. O mundo inteiro se encantou pelas fotos, pela peculiar maneira tailandesa de fazer negócios. Era um modus vivendi muito diferente, não se via isso em lugar nenhum no mundo.

As agencias de turismos descobriram isso e passaram a oferecer passeio até a um canal que passa num vilarejo, onde havia uma grande concentração destas senhoras. O local, por falta de imaginação,  foi batizado de Mercado Flutuante.

Hoje o Mercado Flutuante na sua concepção e propósito original não existe mais, por que as mulheres em suas canoas tocadas a remo foram substituídas por barcos ligeiros, tocados a motor. ´É o progresso chegando.

O Mercado Flutuante hoje na verdade é um grande amontoado de lojinhas de bugigangas paraguaias, restaurantes fuleiros, camelos de todo o tipo, vendedores de água de coco, batedores de carteira, portos para desembarque de turistas, passarelas construídas para os mesmos, etc. . Esse mercadão foi construído para atender as multidões de turistas que chegam para ver as senhoras do mercado.

Thailand Floating Market

Resumindo : o bucólico mercado flutuante virou na verdade uma grande armação, um complexo para receber os turistas. As senhoras do antigo mercado, objeto de toda essa confusão, agora estão ali para servir aos lojistas que se instalaram para atender os turistas ! Por que turista não come a comida delas, só tiram fotos.

20140415_121605

Esse é o tipo de coisa em que o excesso de sucesso estragou a atração, perdeu-se a originalidade. Eu calculo que de original, pioneiras do  mercado flutuante hoje restam de 15 a 20 senhoras. Eu observei que quase todas elas são idosas, e parecem que estão ali assustadas e cansadas. Elas na verdade não sabem avaliar sua importância, no sentido de serem atrações turísticas. Quando descobrirem, vão pedir salário gordo ao Ministério do Turismo.

Bangkok, Tailandia, Mercado

Pegando carona, vários espertinhos encheram canoas de bugigangas paraguaias, chapéu de palha, etc e saem também vendendo pelos canais (aos turistas, é claro).

20140415_115833

Para se chegar a esse local, precisa pegar um barco e fazer uma viagem pelos canais, que dura mais ou menos 50 minutos.

Portinho

Portinho onde se pega o barco para o Mercado

Essa viagem é interessante, pode-se observar a população ribeirinha, suas casas, seus hábitos e a sua incrível habilidade de morar em locais bagunçados e amontoados de coisas. Pensando bem, esta viagem é até mais interessante que o Mercado Flutuante, como se pode ver nas fotos abaixo :

Canal 1Canal 2Canal 3CanalSenhorinha tomando banho

Indice1

Comentários