Vietnã–Curiosidades 1

 

Poupança no Vietnã.

Os vietnaminas, com razão, não guardam suas economias em Dong, a moeda nacional. É uma moeda fraca, que se desvaloriza continuamente, apesar do forte crescimento econômico do país. Também não poupam comprando moedas fortes, tais como Dólar Americano ou Euro. Provavelmente devido ao medo da interferência governamental na política cambial do país. Aqui no Brasil, por exemplo, já ocorreu isso, quem guardou dólares viu suas economias virarem pó quando o governo F.H.C. pareou o real com o dólar (US$ 1,00 = R$ 1,00).

Por esse motivo, o vietnamita prefere guardar suas economias em casa, em forma de barras de ouro !

Pelas ruas das grandes cidades, existem várias lojas de venda de cofres de tamanho pequeno, desses de embutir na parede ou armário da casa. É ali que eles guardam suas barras de ouro.

Nosso guia disse que nunca viu nenhum registro de roubo de ouro em residências. Atribuiu isso ao fato de que as habitações no Vietnã são ocupadas por várias pessoas (pai, mãe, filhos, netos, genros, noras, e por aí afora); e sempre tem alguém em casa cuidando do cofre.

Recentemente uma quadrilha vietnamita despejou um grande lote de lingotes falsos. Imagine você economizar anos a fio e descobrir que suas economias são barras de ouro falsas !

Comprando casa no Vietnã.

Nosso guia vietnamita em Ho Chi Minh, Willbert, afirmou que para comprar uma casa, o vietnamita junta ouro anos a fio, até conseguir o valor suficiente para adquirir um imóvel. Como não há financiamento, as operações são sempre a vista, obrigando o interessado acumular ouro em casa.

Os lares no Vietnã são imóveis pequenos, de 20 a 30 m2 mas ultimamente tem ocorrido lançamentos de apartamentos mais modernos, de 80 a 110 m2. Por isso é que as ruas das grandes cidades são apinhadas de gente andando na rua ou vagando de motocicleta: não tem conforto em casa, e por isso preferem ficar na rua. Os itens de conforto numa casa (sofá, cama, Tv, etc) são privilégios do patriarca, e por isso preferem se divertir fora de casa.

Eu vi isso na India : milhões de pessoas vagando na rua, sem fazer nada; por que ficar em casa é pior ainda. Quando me lembro desses países, penso que pelo menos em termos de habitação, o Brasil está até adiantado.

Os imóveis no Vietnã geralmente são em três ou quatro pavimentos, sendo o térreo usado para prática de algum tipo de comércio. E todos são de fachada curta, medindo de 5 a 6 metros de frente por 15 a 25 metros de profundidade (de 75 a 150 m2). O povo do Vietnã é muito supersticioso e acredita que o formato de casa comprida dá sorte. Claro, também pesa o fato de que num pais superpopuloso, o preço dos terrenos são caros e por isso são pequenos.

Casas em Hanoi
Casas em Hanói : pequenas, e de fachadas estreitas

Os estrangeiros são proibidos de comprar imóvel no Vietnã.

 

Porte de Armas

Pais extremamente beligerante, historicamente sempre envolvido em pendengas com outros países, tudo leva a imaginar um país acostumado ao manuseio de armas de fogo. Porem a propriedade de armas no Vietnã é exclusiva das forças armadas. É proibido possuir armas no país. O nosso guia Wilbert, o cubano vietnamizado, me mostrou um canivete, que costuma usar como chaveiro. Disse que usava o canivete para cortar frutas. Contou que quase foi preso pois a lamina era maior que 10 centimetros, acima disso é considerado arma.

Vietnã x USA

Várias pessoas do grupo perguntavam para os guias vietnamitas se o povo tinha algum tipo de ressentimento contra os americanos. Surpreendentemente, todos disseram que não. Para eles, a guerra acabou e ponto final. Não ficou nenhum sentimento de ódio. Os americanos inflingiram grande sogrimentos ao povo durante a guerra, mas agora são fortes parceiros comerciais. Alias, vimos muitos turistas americanos, todos muito bem tratados.

Vietnã x China

Se o sentimento para com os americanos é pacífico, o oposto é com relação aos chineses. Os vietnamitas detestam a China. Existem pendencias sobre limites e posse de algumas ilhotas. Os chineses são vistos como ameaça permanente. Nosso guia em Hanoi, Pedrito (era assim que gostava de ser chamado), disse certa vez que “ja lutamos contra um gigante (os Estados Unidos), que venha o outro (China)”.

Vietnã x Vietnã

Também foi perguntado aos guias se existia algum tipo de ressentimento entre os vietnamitas do norte e os do sul. Isso por que durante a guerra contra os americanos, o sul apoiou o inimigo do norte. Ambos os lados disseram que agora são um só povo, pacificamente unificado.  Porem os vietnamitas do sul não gostam de falar sobre a guerra.

 Indice1

Comentários