Camboja–agua mineral

Vou aproveitar esse blog para filosofar sobre água mineral. Num dia desses, vi uma reportagem que garantia que a água de torneira da Sanepar é boa, e que 90% dos clientes Sanepar bebem água da torneira. Se a água fosse ruim, ocorreria uma epidemia gigantesca, algo como 90% da cidade de Curitiba com diarreia. A reportagem diz que o comércio de água mineral na verdade é pura criação de mercado, é um comércio que foi criado para solucionar um problema que não existe; e que a única função deste tipo de comercio é poluir o planeta com garrafinhas plásticas.

Recentemente fui pescar com um amigo antigo, e ele disse que quando era jovem trabalhava numa distribuidora de água. Confessou que o dono do estabelecimento falsificava lacres e rótulos de galões de 20 litros de uma marca famosa de água mineral aqui em Curitiba. E vendia agua de torneira como se fosse mineral. Ficou rico fazendo isso. A função desse meu amigo, na empresa, era ficar o dia todo num quarto fechado, escondido, enchendo galões com água “torneiral”. Pois bem, ninguem morreu e também não sentiu diferença nenhuma.

Particularmente, eu que cresci bebendo água de poço, penso que a água da torneira e a água de uma garrafa Perrier são exatamente iguais : duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. E não se fala mais nisso. O que diferencia uma da outra, não sei dizer. Talvez a Perrier contenha menos impurezas, e a da Sanepar tenha 0,001% de impurezas que não farão mal nenhum a uma mosca.

Pois eu fui num restaurante em Bangkok e pedi uma água mineral. Trouxeram uma tal de Evian, que não existe no Brasil. Quando pedi a conta, quase caí de costa, a água custou USD 12. Quase o preço da comida.

No Hotel Phnon Penh Internacional, por curiosidade vi os preços das águas :

Vitel 1 lt, USD 10,00;
São Pelegrino 250 Ml USD 4,00 (1 lt = USD 16,00);
Perrier 330 ml USD 4,00 (1 lt = USD 12,00).
Cardapio Hotel Intercontinental
Cardápio do Hotel : água San Pellegrino, USD 16,00 / litro, + 5,00% de impostos.

Tem muita gente no Camboja que não ganha por mês, o equivalente a 10 litros de água São Pelegrino do Hotel Phnon Penh Internacional.
Ora, a água da Sanepar, repito, é a mesma dessas aí citadas, todas são todas H2O. Tudo o que é diferente de H2O não é água. Se a Vitel custa USD 10,00 por litro, é por que ela tem algo diferente que justifique o preço. E se tiver algo diferente, não é H2O. Logo, não é água.

Indice1

Comentários