Angkor Thom
Angkor Thom (“Grande Cidade”) foi a última capital do império Khmer. A cidade foi construída no final do século XII pelo rei Jayayarman VII. A cidade é um quadrado de aproximadamente 3,3 km em cada lado, circundado por um canal de 100 metros de largura.
No processo de queda do império, houve uma diáspora, que transformou Angkor Thom em uma cidade fantasma. Ali estão localizados diversos templos, que são as principais atrações turísticas de hoje.
Mapa da cidade de Angkor Thom
Angkor Thom, portão de entrada sul
Mapas de localização
Bayon
No centro da cidade Angkor Thom está o templo Bayon, com 54 torres góticas decoradas com 216 rostos, cada um olhando para um dos lados das torres. O templo é decorado com um painel de 1200 metros, onde estão esculpidas mais de 1000 figuras em baixo relevo. Nos tempos áureos, o interior do templo era decorado com pedras preciosas e 500 kg. de ouro.
Ta Phrom
A leste de Angkor Thom há um templo chamado Ta Prohm, que foi deixado como foi encontrado, com as raízes das árvores centenárias (algumas com mais de 350 anos) envolvendo as construções. O objetivo de deixar as raízes era para demonstrar a integração da floresta com o local, dando uma atmosfera de antiguidade, de mistério. Porem como o peso e a ação das árvores e raízes estavam degradando as construções, em 2010 foi realizado uma ação de retirada de algumas raízes e árvores e disciplinada a circulação de turistas no local. Ta Prohm é um templo budista, e acredita-se que tenha sofrido atos de vandalismos pelos hinduístas, no decorrer dos séculos. Por isso, poucas peças de escultura e baixo-relevo restaram neste templo.
Ta Prohm foi cenário do filme Tomb Raider, com Angelina Jolie fazendo o papel da heroína Lara Croft.
Banteay Srei
Construido no século X, Banteay Srei é um templo Hindu, dedicado a deusa Shiva e ao deus Vishnu. Fica ao norte de Angkor Thom, a capital do império Khmer. Ela é feita principalmente de pó de pedra vermelha. As construções são em pequena escala, quase miniaturas. Ela é conhecida como “a grande joia da arte khmer”, pelos seus belíssimos baixos relevos.
O templo foi usado até ao final do século XIII, quase até a queda do império khmer.
O local foi descoberto em 1914, porem pouca atenção despertou. Somente em 1930, quando um ladrão entrou no local e roubou algumas peças de arte que a comunidade internacional e o governo do Camboja resolveram restaurar o templo e abrir aos turistas. O ladrão foi preso e as obras recuperadas.
Banteay Srei
Representação de um incendio florestal, em Banteay Srei
Baixo relevo em Banteay Srei
Escultura em Banteay Srei
Comentários
Postar um comentário