Wat Xieng Thong, “Templo da cidade de ouro”, é um templo budista (wat), localizado ao norte de Luang Phrabang. Ao redor do templo, há mais de 20 estruturas, incluindo residências, altares, jardins e capelas. A construção do templo iniciou-se em 1559, e até 1975 (quanto então a família real foi deposta) era templo oficial da família Real Laociana, que era mantenedora do local. Ali eram coroados os reis de Laos.
Segundo lendas, o rei Setthathilat (1548-1571) inicio a construção deste templo, em homenagem ao primeiro rei de Luang Prabang, Chanthaphanith, que reinou no século VIII. Porem Setthathilat mudou a capital do reino para Vientiane.
Curruagem funerária em Wat Xieng Thong
É impossível conhecer o formato original do templo, já que inúmeras alterações foram feitas no decorrer dos séculos. Em 1887 ocorreu uma invasão chinesa, que resultou em destruição de vários monastérios e templos de Luang Prabang, mas Xieng Thong foi poupado, pois o líder dos invasores preferiu fazer ali o quartel-general.
Grande Buda no interior do Wat Xieng Thong
Em 1928 o governo da França promoveu uma grande restauração do templo. Outras restaurações se seguiram nos anos 50 e 60. A alta umidade do ar de Luang faz com que o templo sofra danos, por isso permanentes cuidados são tomados atualmente, pois a indústria do turismo tem crescido muito na região.
Pequeno templo no pátio do Wat Xieng Thong
Porta do templo esculpida em madeira, com cenas da vida de Buda.
Pequena capela com paredes decoradas com desenhos do dia a dia do povo.
Comentários
Postar um comentário