Templo do Buda Dourado
O templo oficialmente se chama Wat Traimit Withayaram Worawihan e ali se encontra o Buda Dourado, a maior estátua de ouro maciço do mundo, pesando 500 quilos.
Não se sabe a origem da estátua, mas supõe se que tenha sido fundida entre 1240 a 1440. Quando os birmaneses sitiaram a cidade, em 1765, foi coberta de argamassa comum, a fim de se esconder o ouro, pois temia-se que fosse confiscada pelos birmaneses. Com o passar dos anos, e com a guarda do segredo por todos, a informação de que era toda de ouro se perdeu . A estátua foi trazida para Bangkok e colocada no Wat Chotonaram. Em 1930, foi transferida para o local atual, Wat Traimit. Nesta ocasião, por julgarem ser uma estátua simples, de cimento, preferiram deixa-la exposta no pátio do templo, sob uma construção simples com telhado de zinco. Porem em 1955 um novo local (o atual) foi erguido exclusivamente para abriga-lo. Foi contratado um guindaste para remover o Buda, do pátio até ao novo local. Mas um dos cabos se rompeu, a estatua foi ao chão e o revestimento de argamassa se quebrou. Dizem que os encarregados desta “desastrada” operação, temendo serem castigados, imediatamente abandonaram o local, pensando que haviam arruinado a estátua. Com a quebra da argamassa, revelou-se finalmente, depois de quase 200 anos, o Buda de ouro.
Há ainda no local o Museu da Cultura Chinesa, e uma sala explicando as origens da estátua.
A posição do Buda, a sua postura, o modo como ele posiciona as mãos e dedos, tem um significado ou mensagem. Esta representação é chamada de Muddra.
O Buda Dourado é a muddra Bhumisparsa (“Buda convidando a humanidade a descobrir a verdade”).
Fora do templo, voce pode “limpar” o Buda
Na entrada do templo, figura do rei da Tailandia, Bhumibol Adulyadej.
Fonte : Wikipedia
Gostei do seu blog...
ResponderExcluirVisitei a Tailândia em 2012 e em 2013 fui ao Vietname!
Na Tailândia fiquei num hotel em China Town perto deste Templo Wat Traimit
Se quiser, pode ver o meu blog sobre o Oriente.
Obrigado pela partilha de fotos e informações.