Tumbas dos Imperadores (Royal Tombs)*
* As denomiações variam, alguns preferem chamar de “reis”, outros de “imperadores”. Várias fontes citam o local como “Royal Tombs”, em vez de “Imperial Tombs”.
Na zona rural de Hue, entre colinas, lagos e florestas de pinheiros, existe um local onde se encontram as tumbas de 7 dos 13 imperadores da dinastia Nguyen. É uma espécie de cemitério particular, ou coisa parecida. Outros 6 imperadores Nguyen “sem tumba” morreram no exílio ou em desgraça, não foram sepultados neste local.
Os imperadores Nguyen reinaram no Vietnã por 143 anos, entre 1802 até 1945.
Cada um dos 7 imperadores possui três elementos nesse complexo : um templo dedicado à adoração do imperador e sua esposa (favorita), a tumba e um monumento monolítico (de pedra única), onde é inscrito a vida e as conquistas do imperador (“stele”, não há tradução desta palavra para o português).
Monumento, templo e tumbaTu Duc
Grafia de “Tu Duc” em vietnamita
Foram construidos pelo próprio, o Imperador Tu Duc, entre 1864 até 1867. É o complexo mais bonito de todos os 7, foi o que visitamos.
Vista aérea do complexo Tu Duc
Portal de entrada do complexo Tu Duc
O imperador Tu Duc, da dinastia Nguyen, reinou de 1848 até 1883, por 35 anos. Teve centenas de esposas e concubinas, mas era estéril, provavelmente por ter contraído varíola.
Acho que com tanta mulher assim, não sobrava muito tempo para cuidar dos assuntos do império. Ainda bem que naqueles tempos ainda não existiam shoppings nem beauty centers…
Tu Duc era tirano e cruel, seus opositores eram condenados a morte. Também vivia muito recluso, escondido, pois tinha a face toda deformada pela varíola. Gostava de escrever e recitar poesias e se distrair com as suas centenas de mulheres. Esse Tu Duc era mesmo duca...
O stele (monolito) do imperador está sob um abrigo composto de um quadrado de quatro arcos. Estava em reforma.
O monolito no interior do abrigo (foto : 4.bp.blogspot.com)
O imperador construiu no local um complexo de lazer e o usou como retiro (casa de campo), até a sua morte em 1883. Ali gostava de caçar, pescar e navegar nos rios e lagos. O grande pavilhão Xung Khiem era um dos locais preferidos do imperador. Para construir todo o complexo, teve que aumentar impostos e arregimentar cidadãos para trabalhar na construção em regime de escravatura.
Palácio Imperial
O imperador mandou fazer no local um palácio e um teatro, hoje, claro, transformado em museu.
Trono Tu Duc – o painel de aviso não devia esta ali, estorvando e deturpando o conjunto.
Curiosamente, apesar da grandeza do local, o imperador Tu Duc foi sepultado em local desconhecido, em algum lugar em Hue. Para manter o local em segredo, as 200 pessoas que participaram do sepultamento foram decapitadas. Ainda bem que não me convidaram para esta marcha fúnebre. O local permanece desconhecido até hoje.
Tu duc mandou fazer esta tumba, mas não foi enterrado aí.(fonte : wikimedia). Pelo tamanho do caixão, o homem era grande e gordo, de ego.
Mapa das tumbas. O lado esquerdo do lago é o complexo Tu Duc.
Comentários
Postar um comentário