Hoi An, ou Faifoo, tem 120 mil habitantes. É reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Sua Cidade Velha é excepcionalmente bem preservada, com construções do século XV até o século XIX. Hoi An é uma cidade muito antiga, era um grande porto no século I, Entre o séculos VII até X, foi um importante centro de comércio de especiarias.. Entre os séculos XVI e XVII foi um importante centro comercial, chineses, japoneses, holandeses e indianos ali se estabeleceram. Os japoneses viviam todos ao lado de um canal que corta a cidade, e no século XVI construíram uma ponte para ir ao outro lado.
Hoi An foi o centro de um pequeno império, da etnia Champa. Eram originários da Malásia e Polinésia.
Devido a sua posição geográfica, Hoi An era uma espécie de centro logístico, que distribuía produtos por toda a Indochina. A cidade fica no delta do rio Thu Bon, que é navegável, e usavam o rio para escoar mercadorias para o interior da Indochina.
Hoi An fica num ponto logístico estratégico : na parte central do litoral do Vietnã, e na foz de vários rios navegáveis.
Ponte Japonesa, construida no século XVI
Cidade Velha
A cidade velha fervilha a noite. Suas ruas são repletas de velhas construções, dando impressão de que estamos na Idade Média.
Proximo a Ponte Japonesa, bem no meio da muvuca, encontramos esta simpática ponte, Cau An Hoi Bridge, que cruza um braço do rio Thu Bon :
Ponte Cau An Hoi. A noite, as luzes da ponte são acesas, e as lanternas e ornamentos se acendem, a ponte fica toda iluminada. Não consegui fotografar ela a noite.
Há várias lojas de lanternas de papel. Elas são dobraveis, e o turista pode leva-las na mala.
Estas velhas senhoras vendem uma caixinha, com uma pequena vela dentro. Eu acho que é para lançar ao rio, para alguma divindade.
Mulheres tocam um “restaurantezinho” de calçada em Hoi An Old Town.
A noite, a cidade fica toda iluminada por lanterninhas.
Visitamos uma curiosa loja de artigos de sândalo (uma arvore aromática). Ali se vendiam incensos de sândalo, que os vietnamitas adoram. Era proibido tirar fotos dentro da loja. É por isso que ninguém conhece esta loja.
Casa velha Tan Ky
Visitamos uma antiga casa, que hoje é um museu. A Tan Ky house tem mais de 200 anos, e é quase toda em estilo japones e chines. Ela conserva ainda os móveis antigos, e paineis em madeira com poemas em escrita chinesa.
Nos fundos, há um pequeno quintal, que serve para arejar a casa e recolher agua da chuva.
Um poço e um pequeno jardim em frente a um painel em baixo-relevo, nos fundos da casa. O painel precisa de restauração.
Essa casa foi quase toda coberta por água, em uma inundação em 1964.
A casa ainda conserva seus móveis antigos.Teto de uma das salas da casa.
Outras casas antigas
Hoi An Old Town tem outras casas antigas, abertas a visitação. O Hoi An Folklore Museum funciona numa casa de mais de 150 anos (foto abaixo).
A família Duc An morava em uma casa antiga, construída em 1850, e hoje aberta à visitação.
Duc An – casa antiga – Duc An Old House in Hoi An
Aberta em 1885, a casa abaixo é conhecida como Cantonese Assembly House. Ela foi construida por chineses, e funcionava como posto de troca de peixes e mercadorias pelos pescadores e comerciantes chineses.
Comentários
Postar um comentário