Angkor Wat (ou Angkor Vat) é um templo situado 5,5 km a norte da cidade de Siem Reap, Camboja. É o maior e mais bem preservado templo dos Khmer. Iniciamente era templo Hinduista, dedicado a Vishnu, e posteriormente Budista. Também é considerado modelo de estilo clássico da arquitetura Khmer. É a maior estrutura religiosa do planeta.
Vista aérea do templo Angkor Wat
Fui me arrastando para lá, por que peguei uma infecção alimentar da braba. Deveria estar de cama, mas tomei coragem e fui assim mesmo, com dores abdominais e musculares.
Angkor Wat foi construido no inicio do século XII, pelo rei Suryavarman II, para servir de templo religioso e ao mesmo tempo capital do reino. Serviu de capital até ao final do século XII, por quase 100 anos. Durante esse período acredita-se que viviam neste local cerca de 20.000 pessoas.
O templo está dentro de um grande quadrilátero, de mais ou menos 1,2 km x 1,5 km. Circunda esta área um grande canal de 200 metros de largura. Os khmers eram especialistas em construir grandes represas, com a finalidade de armazenar água para irrigação de plantações.
Vista GoogleEarth. Angkor Wat é o quadradinho no centro da grande ilha.
É a principal atração turística do país, foi declarado Patrimonio Universal pela Unesco em 1992. Apesar de sua excepcional importancia, o local é não tem a infra-estrutura decente que merece, para receber turistas. Também é pessimamente explorado, não há gift-shops, oferta de serviços de guia, livrarias temáticas, lanchonetes, distribuição de mapas e folders do local, etc. .
Angkor wat tem seu desenho na bandeira do Camboja.
Bandeira do Camboja – Cambodia Flag
Ponte do canal que circunda o complexo.
Portão de entrada – Khmer Wat entrance gate
As galerias de murais em alto relevo
As grandes atrações dentro deste complexo são os impressionantes murais em alto relevo. Representam batalhas, o céu e o inferno, as vitórias dos deuses hindus, etc. São verdadeiras obras de artes e estão muito bem restauradas. Para os turista que dispõe de mais tempo, pode ficar horas, ou até o dia inteiro apreciando as galerias.
O mapa abaixo identifica as os assuntos de cada galeria. As galerias são as paredes internas dos muros que circundam o templo.
Turistas em frente a uma das galerias
Angkor Wat – Galerias – fotos de detalhes
Angkor Wat galerias – cena de batalha
Angkor Wat – galerias – a porta do inferno
Cena de batalha – guerreiro segura inimigo pelo cabelo para executá-lo
Cena de batalha – guerreiro em sua biga
Angkor Wat galerias – o inferno. Pecador dentro de caldeirão fervente.
Outras fotos de Angkor Wat
Comentários
Postar um comentário